Apesar de não tê-lo escrito, acrescentarei algumas atualizações (rs)!

Para escrever de forma persuasiva, um dos requisitos é deixar o texto amadurecer e não publicá-lo sem antes realizar uma boa revisão.







Rory Marinich escreveu uma sequência de 9 dicas para maior efetividade na revisão dos seus textos, e eu (Augusto Campos) selecionei entre elas as 5 que julguei mais importantes:
  1. Coloque em papel: além de ser mais fácil ler no papel, uma revisão completa, do início ao fim do texto, acaba sendo mais fácil de fazer se você não estiver lendo na própria tela do editor de texto, onde a tentação de interromper a leitura para fazer uma modificação imediata qualquer é muito grande, e arruína o contexto que você precisa formar em sua mente. Imprima em papel rascunho e modo econômico, e use uma caneta para destacar os trechos que precisam de correção. (Para mim isso não funciona muito, além de se gastar grana pacas, teríamos grande perda de tempo.)
  2. Vá do começo ao fim: comece na primeira linha e vá até o final, colocando cada palavra em seu contexto. Resista à tentação de pular trechos em que você acha que não há erros – em geral é justamente ali que eles se escondem!
  3. Não apague versões intermediárias: vá salvando seu documento sempre com novos nomes, ou numeração de versões – assim você sempre poderá mudar de idéia e voltar atrás, buscando novamente um trecho que havia suprimido.(Isso precisava ocorrer antes dos "revisores de texto", nos quais você põe o que quer em "comentários" e deixa as marcas de correção em outra cor. Bem mais moderno e prático.)
  4. Não se apegue ao material: às vezes você não conseguirá salvar justamente aquele trecho que deu mais trabalho em pesquisar, ou mais prazer em compor. Conforme-se, não fique tentando dar um jeito de forçar a permanência de uma parte que não se encaixa. Guarde em um outro arquivo e tente usar em um trabalho futuro, ou mesmo compor um novo trabalho a partir deste trecho.
  5. Se necessário, reescreva. Se um capítulo está muito abaixo do seu nível de qualidade, ou se o artigo ficou sem pé nem cabeça, às vezes vale mais a pena reescrevê-lo do zero do que tentar consertar. Novamente: conforme-se e faça o que tem que ser feito. (ISSO É CERTO!!)
As dicas completas de Rory podem ser encontradas no artigo "Nine Tips to Productive Revision".
Fonte:  http://www.efetividade.net/2007/09/03/revisao-de-texto-5-dicas-para-aumentar-a-qualidade-dos-seus-artigos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antigo texto de Artur da Távola - ERROS

POESIA A grade

Parabéns aos colegas REVISORES: dia 28 de março

ERROS do HOUAISS - Davi Miranda