Revisor de texto precisa fazer curso de letras?






curso de letras Archives - GoLearners



Muita gente me faz diversas perguntas sobre a minha atividade de revisão de texto. Uma delas é se é preciso  cursar letras para ser revisor de texto. Eu respondo que não. Na verdade, o curso de letras forma para a sala de aula ou para a pesquisa (licenciatura ou bacharelado).

Para quem quer se profissionalizar, existem cursos no Brasil de revisão de texto.
E para ser revisor de texto deve-se saber gramática? 

Sim, mas não é só isso. Para ser um bom revisor de texto, primeiramente é necessário gostar de ler e ler bons textos – literários ou não. Escrever também é preciso. Escrever, ler, reler e revisar criticamente o próprio texto. Esse é apenas o começo. Nessa revisão, virão diversas dúvidas, que obviamente nos levarão a consultar boas gramáticas e sites confiáveis, como Português na Rede. Os bons profissionais agem assim.

Outra dica é respeitar o que a pessoa escreveu. Sim, revisar um texto não é modificá-lo a bel-prazer, pois nem tudo é possível na revisão. O grande segredo é este: revisar respeitando as ideias e os argumentos do dono do texto. Claro que cabe a nós verificar se o texto tem lógica, se há coerência entre as ideias e coesão textual, mas isso não nos autoriza a mexer no conteúdo do texto, acrescentando ou retirando informações – salvo se o dono do texto nos autorizar. 

Muitos clientes me dizem: “Eu gosto da sua revisão porque você não muda o que eu quis dizer, respeita minhas ideias. Você mexe no texto, organiza, modifica na medida certa”. E como conseguir isso? Com a prática. É ela que nos faz sair da condição de amador para a de profissional, alguém capaz de revisar competentemente qualquer texto.

Nunca é demais dizer que a troca de ideias nos faz crescer. Isso também ocorre na revisão de texto. Portanto, se você tem uma pessoa disposta a ler seu texto com olhos críticos, aproveite. E, por fim, se achar necessário, faça um curso de revisão de texto, mas procure profissionais sérios, competentes e comprometidos com o que fazem.


By Laércio Lutibergue

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luluzinhas ou Bolinhas?

ESAÚ E JACÓ: DISCURSO, POLIFONIA E DIALÉTICA